quarta-feira, 2 de novembro de 2011

W. AXL ROSE: "VOCÊS SÃO TODOS DESPREZÍVEIS" (PARTE I)


Fonte: LoKaos Rock Show

Trecho não-publicado de ‘W.A.R. – The Unauthorized Biography of William Axl Rose’, biografia de Axl Rose de autoria de Mick Wall, publicada em 2007. Traduzido com consentimento do autor por Nacho Belgrande para o LoKaos Rock Show.

Os seis meses finais da turnê mundial de dois anos e meio que o Guns N’ Roses havia iniciado em 1991 foram, sob muitos aspectos, os mais fáceis. Tendo voltado ao Japão, onde sua equipe fixa de 80 pessoas chegou na manhã de 11 de janeiro de 1993 – um dia antes do primeiro de três shows no futurístico Tokyo Dome – até Axl entendia naquela altura que não era prudente emperrar a estrutura da banda. No Japão, os shows – tal como muitas outras coisas – são eventos controlados rigidamente que começam e terminam de modo planejado. Diferentemente do hemisfério ocidental, aonde certo atraso é quase que esperado pelos maiores nomes da elite cultural-liberal, sejam eles da música, moda, cinema ou artes visuais, tal atitude no Japão mal é entendida, quiçá tolerada. Como resultado, o último trecho da turnê mundial começou com um início não-customeiramente organizado, com a banda chegando para a passagem de som às 2 da tarde no dia do show, e Axl pronto para subir ao palco às 06h40min da tarde em ponto. Começando com ‘Welcome to the Jungle’, a banda mandou um set de 18 músicas, o qual eles concluíram educadamente com Axl descendo para perto da platéia para distribuir rosas embaladas separadamente, uma a uma. Apesar dos pesados traumas emocionais pelos quais ele tinha passado em casa com Stephanie, ele ainda parecia contemplar um futuro com ela. Esse trecho final da turnê seria ‘só a nata’, com a banda reduzida a sua formação mais natural de seis pessoas, permitindo a eles que coletassem um baita pagamento depois do outro enquanto eles passavam por aquelas partes do mundo que ainda não tinham cansado deles.

Nos bastidores, contudo, algumas coisas nunca mudam. Axl tinha toda sua equipe de apoio com ele, incluindo áreas especiais da coxia para Suzzy London e Sharon Maynard e suas respectivas tropas de assistentes. “Elas tinham que acompanhá-lo até o Japão para certificá-lo de que as ondas de energia negativa não o pegassem lá,” um incrédulo ex-empregado explicou. Até aquele ponto, Axl tinha solicitado informações detalhadas sobre instalações nucleares no país – e a fonte de energia do Tokyo Dome em específico – antes mesmo de ele ter chegado ao país. Enquanto alguns membros da equipe fossem tolerantes a tais patacoadas esotéricas, outros eram profundamente céticos quando ‘às reais intenções de Maynard’. ‘Se fosse pra algum lugar exótico, maravilhoso ao redor do mundo, ‘as conselheiras’ geralmente tinham que ir a determinado ponto’ um ex-empregado contaria depois à [revista] Rolling Stone. “Mas se fosse pra ir até Kansas City, estava tudo perfeitamente bem.”

O resto do tempo da banda no Japão seguiu um padrão mais convencional, começando com uma grande festa depois do primeiro show no distrito de Reppongi chamado Lexington Queen – um ponto familiar para bandas estrangeiras de passagem pela cidade, freqüentado por modelos do ocidente trabalhando em Tóquio. No segundo show, no dia 14 de Janeiro, até mesmo Axl estava começando a sentir-se mais em casa, atrasando o show por uma hora e dedicando a música ‘Yesterdays’ a seu meio-irmão Stuart. Depois, ele e a banda se juntaram a Ronnie Wood, dos Rolling Stones, que também estava tocando na cidade aquela noite, na festa ‘after-concert’ dele no Lexington Queen. Na noite seguinte, Axl apresentou ‘Live And Let Die’ como ‘Live and Let Stir-Fry’. Wood, ainda circulando com Slash desde a noite anterior, juntou-se a eles no palco para uma extensa versão de ‘Knockin’ On Heaven’s Door’, que fecharia o show.

Duas semanas depois, eles estavam na Austrália, onde o show deles em Melbourne no enorme Calder Park Raceway Stadium no dia 1 de fevereiro bateu recordes nacionais de público. Três dias depois, eles estavam na Nova Zelândia, onde Axl e Duff comemoraram seus aniversários em uma festa de aniversário conjunta num restaurante de luxo com vista para o porto de Auckland. No dia 6 de fevereiro, data do trigésimo – primeiro aniversário de Axl, eles tocaram no Mount Smart Stadium de Auckland. No clímax de ‘November Rain’, uma dúzia ou mais de membros da equipe técnica entraram no palco para entregarem um bolo gigante a seu líder, no que Slash e Duff conduziram a platéia numa versão de ‘Feliz Aniversário’ enquanto Axl tentava parecer surpreso. Quinze dias depois, eles estavam de volta aos EUA prontos para começar o trecho ‘Skin and Bones’ da turnê, como eles o chamavam agora, com um show lotado no Frank Erwin Centre em Austin, Texas. Sem a seção de metais e vocalistas de fundo, o meio do show agora tinha uma seção acústica composta quase que inteiramente do lado dois do [álbum] ‘GN’R Lies’ – menos ‘One In A Million’, que nem mesmo Axl era louco para querer tocar ao vivo.

Claro, a turnê ainda tinha seus inesperados ‘atrasos’ e datas remarcadas nas coxas. Quatro shows coram cancelados logo no começo da turnê devido a ‘condições meteorológicas adversas’. Enquanto no dia 3 de Abril um show em Sacramento foi terminado depois de 90 minutos quando Duff foi atingido na cabeça pelo que Slash disse à platéia que era ‘uma garrafa de mijo’ mas que o [programa] MTV News depois apurou ser uma garrafa plástica de água. Seja lá o que fosse, nocauteou Duff e ele teve que ser levado a um hospital local. Apesar de ter sido Axl quem anunciou que o show teria que ser parado, foi Slash quem foi ao palco e encarou o público quando ficou claro que Duff teria que receber atenção médica. Explicando a situação, ele pediu que todos fossem embora pacificamente, acrescentando: ‘Não tretem com ninguém, não zoem o prédio’. Por uma vez, ninguém o fez.

Outro show foi cancelado em Abril – essa vez no Omni em Atlanta, na Geórgia – quando Axl percebeu que era o mesmo lugar onde ele tinha sido preso depois de um embate com um segurança na turnê com o Mötley Crüe em 1987. Com Axl ainda tecnicamente sob condicional depois do processo devido ao tumulto em St. Louis dois anos antes, ele disse a Doug Goldenstein para cancelar o show. “Eu não vou ficar dando mole pra Kojak’, Axl diria depois em um comunicado à imprensa. Ele já estava ‘escaldado demais pela experiência. ’

Os incidentes mais dramáticos da turnê dessa vez decorreram do substituto de Izzy Stradlin, Gilby Clarke, que fraturou seu pulso esquerdo em um acidente de moto no dia 29 de abril, enquanto treinava para uma corrida de celebridades organizada pela TJ Martell Foundation para angariar fundos para pesquisas sobre leucemia, câncer e AIDS, o que resultou nos últimos quatros shows do itinerário da banda nos EUA serem cancelados. A ausência de Gilby também ameaçava o planejado retorno da banda à Europa naquele verão para shows em festivais. Mas Axl apareceu com uma solução de última hora. Ele simplesmente ligou para Izzy e pediu que ele fizesse os shows com eles – em caráter estritamente provisório, claro. Mais inesperadamente ainda, Izzy concordou.

“Izzy e eu crescemos juntos e somos como uma família sob vários aspectos – incluindo termos nossas diferenças,” Axl explicou depois. Quando eu o lembrei dessa declaração depois, Izzy simplesmente sorriu e balançou sua cabeça. “Bem, o que mais ele poderia dizer? Eles estavam sem opção alguma e se eu não tivesse concordado em ajudar, eles poderiam ter perdido todo aquele trecho da turnê.

Começando no dia 22 de Maio num local construído especialmente no Hayarkon Park, em Tel Aviv, mais de 40 mil fãs apareceram para o que foi considerado o maior show de música jamais realizado em Israel. No meio do set, a banda tocou uma versão surpreendentemente fiel de ‘Hava Nagila’, debaixo de uma tempestade, assim como comentários da imprensa no dia seguinte a respeito da camiseta com os dizeres ‘Guns N’ Moses’ que Axl vestiu no palco.

De lá, a turnê pegou embalo, e no dia 24 de maio – segundo aniversário da tour – no Estádio Olímpico de Atenas, a supermodelo Claudia Schiffer juntou-se a eles para uma festa no Mercedes Club. No dia 26, eles se apresentaram em Istambul, onde Axl parou o show depois de três músicas para repreender a platéia por disparar fogos de artifício uns contra os outros. “Alguém vai se machucar e a banda será forçada a deixar o estádio,” ele disse a eles. Notavelmente, o público se conteve e o show continuou.

No dia 29 de maio, a banda fez seu primeiro show na Inglaterra em um ano quando encabeçaram a primeira de duas apresentações para mais de 50 mil pessoas no National Bowl em Milton Keynes. Ao fim, depois do bis com ‘Paradise City’, Axl arremessou duas dúzias de rosas vermelhas para a platéia. Para os fãs ingleses, Milton Keynes era também um show de retorno para um dos membros originais. Para Izzy. ‘Foi estranho. Passamos por Israel, Grécia, Istambul, Londres – eu gostei daquele lado da coisa, ver lugares pelos quais nunca tinha passado. ’ Mas isso foi a única coisa que ele gostou. Depois de ele ter saído da banda, ele disse, ele tinha ‘uma caçambada de dinheiro em algum lugar esperando por mim e eles não estavam me pagando. Eu não sei qual foi o lance, algum tipo de detalhe técnico legal, ’ Fundos que, afirma ele, só foram liberados depois que ele aceitou voltar temporariamente. “Dinheiro era uma ferida bem aberta. Eu fiz os shows só pelo salário. O que eu digo é, eu ajudei a fundar essa banda…”

O segundo show, no dia seguinte, teve a chegada de Gilby nos bastidores, junto com sua esposa, que tinham vindo de avião especialmente para a ocasião. Com o ferimento no pulso de Gilby agora curado, esse também era o último show de Izzy com a banda. Para o bis, eles tiveram Ronnie Wood e o ex-vocalista do Hanoi Rocks e chegado de Axl, Mike Monroe. Posteriormente, Izzy disse que saiu sem dar tchau. “Eu na verdade não disse ‘até mais’ porque eles estavam todos chapados. Duff e esses caras, eles nem me reconheceram. Foi realmente bizarro. Era como tocar com zumbis. Ah, cara, era simplesmente horrível. Ninguém estava mais rindo…”

Com Izzy for a, e Gilby de volta, a turnê voltou para a porção continental da Europa, continuando com shows lotados na Áustria, Holanda, Dinamarca, Noruega, Suécia, Suíça, Alemanha, Itália, Espanha, França e Bélgica. No dia 21 de Junho, no meio de um giro de cinco datas pela Alemanha, a banda lançou um pacote de vídeos para consumo doméstico: os auto-explicativos Don’t Cry – Makin’ Fucking Videos Part I e November Rain – Makin’ Fucking Videos Part II.

Não exatamente. Axl, por exemplo, ainda tinha muitos negócios pendentes, a começar no dia 23 de Agosto, com uma audiência no Tribunal Superior de Los Angeles, onde ele testemunhou contra Steven Adler na ação legal do baterista contra o grupo. Repetindo sua afirmação de que ele e a banda ficaram sem escolha a não ser despedir o baterista quando se tornou aparente durante a gravação de ‘Civil War’ na qual Steven não conseguia desempenhar sua função adequadamente por causa de seu vício em heroína – insistindo que ele precisou de mais de 60 takes para conseguir gravar sua parte direito – o juiz ainda decidiu contra Axl, tendo uma visão compreensivelmente sombria do modo áspero e mal conduzido pelo qual um membro fundador da banda tinha sido ejetado dela, privando-o de direitos autorais e de renda num momento onde era bem sabido que o resto deles tinha seu próprio problema de longa data com drogas.

[Continua]Depois do último show em Paris, no dia 13 de julho, a banda voou direto pra Argentina, onde o último show da turnê mundial estava programado para acontecer no Estádio do River Plate, em Buenos Aires, com capacidade para 70 mil pessoas no dia 17 de julho. Apesar de não o saberem, seria também o último show do que restou da banda original. Como se para terminar a turnê de modo que todo mundo, e não somente Axl, estava não – salutarmente acostumado, uma noite antes do show, mais de 50 oficiais de polícia da divisão de narcóticos da cidade arrombaram a suíte de Axl na cobertura, onde ele estava jantando. Após conduzirem uma meticulosa busca por drogas, eles bateram em retirada, sem pedirem desculpas, após não encontrarem nada. “Eles teriam tido mais sorte se tivessem tentado um dos outros quartos,” mandou um membro da equipe. “Naquela época, Axl era o único que não consumia drogas permanentemente.”

Transmitido ao vivo pela TV na Argentina e no Uruguai, pra variar o show na noite seguinte começou pontualmente às 09h30min da noite. O set de 21 músicas começou com ‘Nightrain’ e terminou com ‘ Paradise City’, e por volta da meia-noite a banda já estava de volta no hotel, onde Axl, Slash e os outros permaneceram no bar até as seis da manhã do dia seguinte, Axl no piano de cauda por parte do tempo, brindando os presentes com uma última música.

Quarenta e oito horas depois, eles estavam de volta para onde tinham começado, Los Angeles. Tinha sido a mais longa turnê na história do rock: 192 shows em 27 países, com vendas de ingressos passando os sete milhões de unidades, arrecadando quase US$ 50 milhões de dólares – uma quantia quase nunca antes ouvida para uma única turnê. Nem mesmo os Rolling Stones poderiam esperar fazer esse tipo de dinheiro só com vendas de ingressos até muitos anos carreira adentro. Mesmo o Grateful Dead, que excursionava com sucesso fazia décadas, não poderia esperar fazer mais de US$ 40 milhões tocando ao vivo no começo dos anos 90.

Enquanto isso, os dois volumes de ‘Use Your Illusion’ agora eram platinados sete vezes só nos EUA, com vendas no mundo todo juntando os Illusions, com Appetite e GN’R Lies agora passando de 70 milhões de cópias. Na verdade, Appetite acabaria vendendo mais de metade disso sozinho. Para estabelecer uma comparação, isso é um milhão de discos a mais do que Bob Dylan vendeu em toda sua carreira. Mesmo o Led Zeppelin levou quatro discos para chegar a esse nível. Para o Guns N’ Roses, isso aconteceu imediatamente. Não é de se surpreender que tanto eles como Axl tenham tido tanto problema para se acostumarem com isso.

Slash agora aponta para a turnê de verão de 1992 como o ponto de ruptura no que diz respeito às relações de Axl com o resto da banda. “Em alguma altura durante os shows com o Metallica, eu simplesmente me perdi de Axl,” ele diz. “Eu simplesmente não estava mais onde ele estava. Eu não sabia mais onde eu estava! Steven já tinha saído e daí perder Izzy… e não tínhamos mais controle sobre nada. Tudo estava meio que… fora de controle. Daí, do nada, nós saímos da estrada depois de dois anos e meio excursionando e tudo meio que… parou. Morreu.”

CONTINUA!!!

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